CRESOL
Sintomas secundários à depressão exigem  cuidado, alerta doutor em Saúde Mental
Saúde

Sintomas secundários à depressão exigem  cuidado, alerta doutor em Saúde Mental 1a5v6z

Sintomas secundários à depressão exigem  cuidado, alerta doutor em Saúde Mental
  A alta prevalência de casos de depressão na sociedade brasileira, a incapacidade gerada pelo transtorno que cada vez leva ao afastamento do trabalho e a dificuldade em implementar políticas efetivamente preventivas preocupam especialistas
O Brasil tem números alarmantes de pessoas com depressão e transtornos de ansiedade, o que acende um alerta. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão. É a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.  Estima-se que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil.

Para o doutor em Saúde Mental, psicólogo André Luiz Moreno, a grande variedade de sintomas secundários à depressão leva a dificuldades de diagnóstico e tratamento em muitos casos. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Moreno destaca que  a depressão é um dos maiores desafios para a saúde em geral na atualidade. E, segundo ele, vários fatores contribuem para essa situação, como a alta prevalência de casos de depressão na sociedade brasileira; a incapacidade gerada pelo transtorno que cada vez leva ao afastamento do trabalho; e  a dificuldade em implementar políticas efetivamente preventivas para o transtorno, além dos altos custos associados ao tratamento da depressão.

Moreno, que também é mestre em Psicologia, observa que há muitos sintomas que podem ser secundários à depressão, entre eles a perda de peso, o ganho de peso ou agitação. “É possível que enquanto uma pessoa diagnosticada com depressão apresente ganho de peso, outra delas apresente perda de peso. É também possível que uma pessoa apresente agitação, enquanto outra pessoa apresente letargia e dificuldade de movimentação”, explica.  Acrescenta que é possível também que uma pessoa apresente insônia secundária à depressão, enquanto outra pessoa apresente uma tendência a dormir exageradamente (hipersonia). De acordo com o especialista, essa grande variabilidade é um problema tanto para quem sofre de depressão quanto para os profissionais que trabalham com tratamento para esse transtorno, já que exige observação e abordagem precisas e individualizadas dos sintomas secundários para o tratamento adequado do transtorno como um todo.

Apesar da variabilidade de sintomas secundários, Moreno diz que é interessante observar que a depressão apresenta caracterizadores sintomáticos que são universais: o humor deprimido e a perda de interesse em atividades de prazer. Neste sentido, cita, esses caracterizadores são grandes aliados no diagnóstico acurado da depressão, e devem ser observados. Além disso,  afirma que esses caracterizadores são boas medidas para avaliar a gravidade dos casos de depressão, bem como indicadores de resposta dos tratamentos para o transtorno.

O doutor em Saúde Mental, psicólogo Andre Luiz Moreno, afirma que há muitos sintomas que podem ser secundários à depressão, entre eles a perda de peso, o ganho de peso, a agitação ou a letargia – Foto Divulgação

A auto-observação dos sintomas, como assegura o psicólogo, é fundamental para o diagnóstico de depressão. Porém, é muito importante também discutir esses sintomas com profissionais de saúde mental especializados na avaliação dos sintomas primários e secundários, bem como de suas diversas variações, para o diagnóstico acurado. E, claro, sempre, buscar tratamento o quanto antes possível para melhorarmos nossa qualidade de vida frente ao “demônio do meio-dia”, como cita o livro de Andrew Solomon, excelente para a compreensão dos impactos da depressão. André Luiz Moreno é psicólogo, mestre em Psicologia, doutor em Saúde Mental, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e consultor em Saúde Mental, que atende na Clínica Monte Líbano, em Uberaba, com telefone (34) 99681-3478.

IRPF 2025 – SOLIDÁRIO
Saúde

Mais notícias da Categoria Saúde 5r4y2e

Banco de Leite Humano de Uberaba faz apelo por doações

Banco de Leite Humano de Uberaba faz apelo por doações 5m6v2g

Portal Uberaba 28/01/2025
Uberaba recebe novas doses de vacina contra a Covid-19

Uberaba recebe novas doses de vacina contra a Covid-19 1hz3c

Portal Uberaba 28/01/2025
Governo de SP regulamenta fornecimento de cannabis medicinal pelo SUS

Governo de SP regulamenta fornecimento de cannabis medicinal pelo SUS 513n5p

Portal Uberaba 26/12/2023
Comissão de Ética do Hospital Unimed cria canal para recebimento de demandas e denúncias

Comissão de Ética do Hospital Unimed cria canal para recebimento de demandas e denúncias 3k3hd

Portal Uberaba 26/05/2023
Unimed Uberaba tem programa preventivo para beneficiários

Unimed Uberaba tem programa preventivo para beneficiários 2a6k3r

Portal Uberaba 26/05/2023
Pediatra alerta sobre cuidados com crianças no frio

Pediatra alerta sobre cuidados com crianças no frio 6a91h

Portal Uberaba 26/05/2023