O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é comemorado nesta sexta-feira, 18 de maio. O tema foi abordado no Plenário da Câmara Municipal pelo promotor de Justiça e curador da Infância e Juventude, André Tuma, e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Uberaba (Condicau), Michelle Carvalho Santos, que atenderam a um convite do vereador Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD).
Os representantes do Ministério Público e do Conselho falaram sobre a importância da data e o que tem sido feito para combater os abusos sexuais contra crianças e adolescentes.
A violência sexual pode ocorre de duas formas, o abuso sexual, que é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual, ou a exploração sexual, que caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro e troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. Já a exploração sexual pode ocorrer de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
Em Uberaba vai acontecer a Caminhada de Conscientização de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes. A concentração está marcada para a praça da igreja Santa Rita, a partir das 9 horas, saindo as 9h30, até a praça Rui Barbosa.
O evento vai acontecer em conjunto com outra caminhada, que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, pelo Dia de Combate a Luta Antimanicomial, que também é comemorado no dia 18 de maio.
As denúncias de abusos sexuais podem ser feitas através do Conselho Tutelar pelos telefones 3312-6929 e 99994-2756 (plantão), Disque Direitos Humanos número 100 ou pelo 190 da Polícia Militar.
Facebook 2z2j68
Twitter
Google+
YouTube