Polícia Civil inaugura centro de estudos para custodiados
Polícia

Polícia Civil inaugura centro de estudos para custodiados x552n

Polícia Civil inaugura centro de estudos para custodiados

Novo espaço terá aulas de informática e ensino à distância visando a remissão de pena

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, na terça-feira (27/8), o laboratório de informática da Casa de Custódia da Polícia Civil, em Belo Horizonte, que funcionará como um centro de estudos, com diversos cursos disponíveis para os custodiados.

O setor possibilita que os policiais civis participem de cursos de ensino à distância, viabilizando a mesma oportunidade do preso comum: remir pena, conforme determina a Lei de Execuções Penais (LEP) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, também estão entre os objetivos do centro de estudos a diminuição da ociosidade e a habilitação para outras atividades funcionais dos custodiados.

O diretor da Casa de Custódia da Polícia Civil, delegado-geral Walter do Rosário Souza Felisberto, destaca os projetos do espaço. “Temos implementado diversos projetos para diminuir a ociosidade dos custodiados. Para isso, foi implementado, no início, a remissão por leitura, que é um projeto interessante, pois os custodiados lêem um livro e fazem um resumo sobre o que leram e, a cada livro lido, eles têm quatro dias de remissão da pena”, explica.

Divulgação/PCMG

A delegada Rosilene Alves de Souza, coordenadora do Núcleo de Gestão Prisional da Polícia Civil, comenta a oportunidade de cumprimento da Lei de Execuções Penais. “A instalação do centro, além de trazer ganho para o próprio custodiado, também traz responsabilidade social por aumentar o rol de direitos humanos que o preso do sistema convencional já possui”, observa.

Durante o curso, os custodiados terão aulas de computação como Windows, Word, Excel, Power Point, Access, Wind, Digitação, Manutenção de Redes e Manutenção de Computadores. O delegado-geral Walter do Rosário ressalta que, após o curso, eles estarão aptos, por exemplo, a realizarem manutenção nos computadores da instituição, o que diminui o custo e o tempo desses reparos.

O investigador de Polícia Rodolfo Ribeiro, que se encontra na Casa de Custódia, elogia o projeto. “É muito gratificante, pois nós nos sentimos úteis nesse tempo longe da família. Temos o trabalho, a leitura e os estudos. Todos os custodiados participam dos três projetos”, exalta Rodolfo.

O projeto é possível graças à parceria com o Poder Judiciário, por meio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Vara de Execuções Penais, o Ministério Público Estadual (MPE/MG) e com o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), de Contagem.

Polícia

Mais notícias da Categoria Polícia 3ol5n

Governo de Minas entrega 112 viaturas para a Polícia Civil

Governo de Minas entrega 112 viaturas para a Polícia Civil 27452a

Portal Uberaba 21/11/2022
Polícia Federal deflagra operação contra desvios no FNDE

Polícia Federal deflagra operação contra desvios no FNDE 144g6h

Portal Uberaba 22/06/2022
Governador entrega 45 viaturas-cela para o sistema prisional

Governador entrega 45 viaturas-cela para o sistema prisional 22h62

Portal Uberaba 18/05/2022
PCMG anuncia aquisição de 723 armas de fogo para delegacias do estado

PCMG anuncia aquisição de 723 armas de fogo para delegacias do estado 191n55

Caio Romano 29/04/2022
Polícia Civil oferece novo serviço de perícia a partir deste mês

Polícia Civil oferece novo serviço de perícia a partir deste mês j423e

Caio Romano 03/03/2022
Bombeiros de Minas e cães da corporação ajudam a localizar três vítimas em Petrópolis

Bombeiros de Minas e cães da corporação ajudam a localizar três vítimas em Petrópolis 303s64

Caio Romano 22/02/2022