A proposta de criar unidades preventivas contra incêndios em seis pontos da zona rural de Uberaba, sugerida pelo Governo Municipal e Sindicato Rural, avançou na última semana com a liberação do primeiro caminhão pipa pela concessionária Eco 050.
A reunião, no Centro istrativo, contou com representantes da Secretaria do Agronegócio, Defesa Civil, Bombeiros, SRU, Eco 050 e as usinas Uberaba e Delta Sucroenergia.

Oportunamente, o diretor do Sindicato Rural, Alexandre Cavalcante, lembrou que a proposta do grupo é de montar unidades preventivas, com caminhões pipas e brigadistas, em seis áreas de “calor” na zona rural do Município, assim apontadas pelo Corpo de Bombeiros. São elas: Santa Fé, Palestina, Ponte Alta, Baixa, Capelinha e Vale do Tijuco. “São locais recorrentes em queimadas desde 2017 que precisam desta ação preventiva entre julho e setembro”, disse Alexandre. Ele enfatizou que os produtores rurais darão e com alimentação, combustível e outro tipo de apoio, além dos equipamentos que serão fornecidos pelos idealizadores do plano.
A primeira empresa a aderir com a cessão de caminhão e brigadistas foi a concessionária Eco 050. Supervisor de Tráfego, Rosinei Moraes disse que a empresa fornecerá um pipa, devendo ficar em ponto às margens da BR-050. “Estamos atentos a esta ação preventiva com aquisição também de um equipamento de motobomba instalado numa caminhonete”, realçou.
Os representantes das usinas pediram mais tempo para avaliar a proposta encaminhada por oficio pela Secretaria do Agronegócio e SRU e darão resposta na reunião agendada para 10 de junho.
A coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Delta, Claudia Machado, disse que a empresa já vem se equipando e realizando ações preventivas, em parceria com os Bombeiros, como a de Educação Ambiental destinada aos alunos da comunidade Patrimônio dos Poncianos agora em maio. “A ideia é, por meio das crianças, conscientizar pais e moradores de que todos são responsáveis por evitar as queimadas no campo”, observou.
O titular da Sagri, Agnaldo Silva, disse que a conscientização é palavra de ordem neste processo. Assim como é fundamental a adesão das usinas de álcool e açúcar ao plano, a exemplo do que fez a Eco 050. “As usinas já estão estruturadas e muito contribuirão com esta ação preventiva nas seis áreas predeterminadas pelos Bombeiros”, frisou ele, que destacou, ainda, que o segmento já é parceiro do Governo na conservação de estradas e não deverá furtar-se desta nova ação.
O comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, capitão Marcelo Bosco, fez questão de frisar a importância desta mobilização que as forças do campo vêm buscando, mesmo porque Uberaba ocupa a incômoda 4ª colocação no Estado em foco de calor. “Mobilização que nos dará, apesar das expectativas climáticas ruins para este ano, condições de dar resposta e reduzir os impactos para que a população, fauna e flora sofram menos”, argumentou. Segundo revelou Bosco, as previsões para o período são de precipitação abaixo da média e temperatura levemente acima, o que somado ao crescente número de ocorrências nos últimos anos, deixa o Município em nível de alerta máximo.
Facebook 2z2j68
Twitter
Google+
YouTube