IRPF 2025 – SOLIDÁRIO
Funed utiliza o artesanato na divulgação científica
Empresarial

Funed utiliza o artesanato na divulgação científica 4rv3p

Funed utiliza o artesanato na divulgação científica

Iniciativa da fundação transforma produtos que seriam descartados em materiais lúdicos e educativos

imagem de destaque
Aranha gigante foi criada a partir do reaproveitamento de materiais

Uma bola velha de futebol, rolinhos de papel higiênico, jaleco descartável e feltro. Com muita criatividade, nas mãos das servidoras da Fundação Ezequiel Dias (Funed), esses materiais são ressignificados e transformados em maquetes, réplicas de alimentos e de aranha que tornam lúdica a educação e a divulgação científica.

Crédito: Lucas Oliveira

Quando a servidora do Programa Ciência em Movimento Luzia Marta Dias desmontou uma árvore de Natal – que estava em frente ao galpão do programa – , viu que duas bolas juntas formavam o corpo de uma aranha. Não teve dúvidas: as bolas iriam se transformar em uma aranha gigante. Durante três meses, a servidora se dedicou para que a cópia fosse a mais próxima e biologicamente parecida com uma de verdade.  Mesmo não sendo artesã, aprendeu com muita pesquisa, persistência e tentativas.

“Quando a gente gosta do que faz e gostamos de criar, nós imaginamos e pesquisamos. Fui fazendo e descobrindo que daria certo”, conta a servidora sobre os desafios do processo. “A gente aprende fazendo, ali não tem teoria nenhuma, tem é prática. Se der errado, a gente começa de novo e conserta”, complementa Luzia.

A primeira viagem da aranha foi em maio e ela foi para a cidade natal do pesquisador Ezequiel Dias, Macaé, no estado do Rio de Janeiro, quando o Programa Ciência em Movimento participou de uma homenagem ao pesquisador.  Por ter sido a sua primeira viagem e em homenagem ao Ezequiel Dias, a equipe do Programa a batizou como Zequinha. “As crianças gostam muito do Zequinha, inclusive, lá no Rio de Janeiro, uma criança sentou na cabeça da aranha porque achou que ela era linda demais. A cabeça afundou um pouco, mas nada que a gente não consiga resolver”.

Crédito: Lucas Oliveira

Por sua vez, a servidora Joana Darc, do Programa Ciência em Movimento, viu que a atenção do público é maior se houver uma maquete na exposição, principalmente quando é preciso abordar temas mais complexos. A servidora conta que, em Bambuí, precisaram explicar a forma de transmissão da doença de chagas. Para isso, usaram uma maquete de uma casinha de pau a pique emprestada de um museu da cidade. “Foi um sucesso na exposição”, destaca.

Joana revela que fez questão de fazer uma surpresa para a equipe e construiu a casinha longe do galpão. Feita com palitos de picolé, bambu, taboa e barro, ela contou com a colaboração de outros setores, com equipamentos, ferramentas e materiais. A servidora fez a casinha em 30 dias, mesmo sem nunca ter feito nada parecido. “Só vi um modelo e vi como era feito”, conta.

O Serviço de Análise de Rotulagem da Diretoria do Instituto Otávio Magalhães (DIOM) também aderiu ao artesanato em suas Palestras de Segurança Alimentar e Nutricional, que são realizadas para crianças de 8 a 14 anos participantes do programa Funed na Escola.

A partir de agosto, o serviço irá usar réplicas de produtos como frutas, verduras, leite, biscoitos e ovos para ilustrar o conteúdo das palestras. “Com o material feito em feltro, além de ser lúdico, é mais fácil de transportar, leve, educativo e as pessoas podem manipular com facilidade”, explica a chefe do serviço, Valéria Regina Vieira.

Crédito: Lucas Oliveira

As réplicas foram criadas pela servidora da Assessoria de Comunicação Social, Adriana Petrocchi, que também já fez uma maquete para o Programa Ciência em Movimento. O trabalho mostra todo o ciclo de produção de soros da Funed, desde a etapa de desenvolvimento do medicamento, ando pelo processo industrial, até chegar ao cidadão. Segundo Adriana, o uso do artesanato na divulgação científica e nas ações de educação estimula o lado criativo e lúdico das pessoas, pois “resgata um brincar, uma interação de forma diferente e, por ser mais tátil, estimula a criatividade”, explica.

O Programa Ciência em Movimento faz questão de usar produtos que a Funed iria descartar e que possam ser reaproveitados. Assim foi com as bolas infantis, o arame e o jornal que formam o corpo da aranha Zequinha. A casinha de pau a pique também foi feita com palitos de sorvete e com a base de madeira que seria descartada e ganhou um novo uso. A equipe já está preparando uma companheira para a Zequinha e, em breve, irá finalizar uma serpente produzida com rolos de papel higiênico e jaleco descartável.

Ciência em Movimento

A Fundação Ezequiel Dias disponibiliza para todo o estado de Minas Gerais o Programa Ciência em Movimento, um caminhão diferente que leva conhecimento científico e informação para as comunidades. O objetivo é difundir o conhecimento científico e tecnológico, com linguagem lúdica e popular, estabelecendo uma relação de diálogo entre os pesquisadores e a sociedade e entre ciência, saúde e cultura.

Com linguagem ível e exposições interativas, os visitantes têm o a exposições sobre animais peçonhentos (morfologia e diversidade animal), produção de medicamentos e soros, vigilância sanitária e epidemiológica, entre outros. O programa também oferece oficina de reciclagem, jogos interativos e Cine Saúde, com exibição de vídeos relacionados aos temas expostos.

e aqui e saiba como receber o Programa Ciência em Movimento na sua cidade.

CRESOL
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial 4y311e

McCain transforma os icônicos formatos de PlayStation em batata frita

McCain transforma os icônicos formatos de PlayStation em batata frita 3n4w3k

Portal Uberaba 30/01/2025
Mosaic Fertilizantes prorroga inscrições para estágio afirmativo

Mosaic Fertilizantes prorroga inscrições para estágio afirmativo 6e3qq

Portal Uberaba 02/02/2024
Shopping Uberaba cria vagas para famílias com autistas

Shopping Uberaba cria vagas para famílias com autistas 1p3t5n

Portal Uberaba 15/12/2023
Mundo Senai abre seleção para 6 mil vagas de empregos

Mundo Senai abre seleção para 6 mil vagas de empregos 4h5m3o

Portal Uberaba 08/11/2022
Bibi investe em transformação digital e eleva vendas em 30%

Bibi investe em transformação digital e eleva vendas em 30% 5v525c

Laura Sousa 09/08/2022
ABCZ e PMGZ são temas de palestra em evento da Genex

ABCZ e PMGZ são temas de palestra em evento da Genex z3s14

Portal Uberaba 21/07/2022