Dra. Geórgia F. Maciel Xavier
Cirurgiã dentista
CROSP 58029
CROMG 56458
Especialista em Odontologia do Trabalho
Cursando especialização em HOF
Membro da ABRAHOF ( associação brasileira de harmonização orofacial)
Profa. de cursos de capacitação em HOF (equipe Dra. Lara Sorpreso )
Ortovenâncio Cursos, Uberaba
Formada há 25 anos, na UNIUBE em Uberaba, já clinicou em diversos locais do Brasil, como Belo Horizonte, São Paulo, Alphaville SP, Bebedouro, e agora está de volta a Uberaba atuando na área de HOF após morar 20 anos fora, entre São Paulo, EUA e Inglaterra.
Toxina Botulínica
A toxina botulínica tipo A é uma proteína produzida por uma bactéria, o Clostridium Botulinum. Na década de 50 se descobriu que esta proteína provoca diminuição da ação muscular quando injetada diretamente em músculos. A toxina botulínica age nas terminações nervosas, impedindo a liberação de neurotransmissores, as substâncias que levam informações no sistema nervoso.
A forma cosmética da toxina botulínica é uma injeção não cirúrgica que temporariamente reduz ou elimina linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha (perto dos olhos), marcas no pescoço, sorriso gengival, bruxismo, dores de cabeça, apertamento dental, dentre tantas outras aplicações na área da saúde.
A toxina botulínica pode ser combinada com outros procedimentos cosméticos da pele, sempre pensando num processo de rejuvenescimento, tais como peelings químicos, preenchimentos dérmicos ou microdermoabrasão para melhorar ainda mais os resultados.
Esta combinação de terapias pode ainda ajudar a prevenir a formação de novas linhas de expressão além de melhorar a qualidade dérmica e retardar o processo de envelhecimento da pele.
Todos esses procedimentos fazem parte da Harmonização Orofacial, especialidade que o cirurgião dentista já está apto a realizar em sua prática de consultório.
Como a HOF já é rotina dentre os cirurgiões dentistas, os cursos nessa modalidade estão crescendo mas é necessário procurar profissionais habilitados e especializados para ensinar tal prática.
Quais cursos o profissional odontólogo tem que fazer para exercer a HOF?
Normalmente começa por capacitação de toxina Botulínica do básico ao avançado para conhecer um pouquinho da área e, se gostar, tem cursos de capacitação mais avançados até chegar na especialização em HOF.
Esse cursos básicos são suficientes?
Não, esses cursos são para conhecer o que é a harmonização e introduzir os procedimentos bem básicos no consultório. Como qualquer outra área, existe uma curva de aprendizado. Conforme vai se capacitando, vai exercendo mais e aumentando a experiência clínica.
Hoje a HOF já é uma realidade na rotina dos consultórios odontológicos?
Sim, hoje a HOF está presente como todas as outras especialidades. Se o profissional não faz HOF e tem um consultório ou clinica multidisciplinar, tem que fazer parcerias com colegas q fazem para atender a demanda de pacientes.
Dra. Geórgia F. Maciel Xavier
@dra. georgia _maciel
Cel (11)98355-6364
[email protected]
Clínica Ortovenâncio
(34)3325-3936
Uberaba, MG
Facebook 2z2j68
Twitter
Google+
YouTube