Membros da diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e representantes das associações promocionais das raças zebuínas se reuniram na última quinta-feira (27) na sede da entidade. Em pauta, o regulamento da ExpoZebu 2019. O objetivo do encontro foi debater detalhes técnicos da feira, considerando as necessidades específicas de cada raça.
“Construir uma ExpoZebu que atenda e respeite as características de cada raça é uma grande preocupação da nossa diretoria. Fizemos essa mesma reunião para as edições 2017 e 2018, e agora para a ExpoZebu 2019, que terá uma importância ainda maior pela comemoração do centenário da ABCZ. Com essa reunião, eu tenho certeza que o regulamento da feira irá valorizar ainda mais as qualidades naturais de cada uma das raças zebuínas”, comemora Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

Foto: Cristiano Bizzinotto
Representando as associações promocionais, estiverem presentes: Paulo Sérgio Scatolin, presidente Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB); André Miranda, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Gir (AssoGIR); Joaquim Noronha, vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil); Ana Cláudia Mendes Souza, diretora da Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil (ACGB); Daliene Lacerda, assistente istrativa da Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI); Nabih Amin El Aouar, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB); Ronaldo Andrade Bichuette, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi); Marcelo Ártico, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã; e Luiz Carlos Rodrigues, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, raça que retorna à programação de julgamentos da ExpoZebu na próxima edição da feira.
“Para o desenvolvimento desse regulamento sempre tivemos a preocupação de ter as promocionais bem perto da gente. Nós somos um grupo de amigos! Tanto Tabapuã, Indubrasil, Nelore… e estamos muito felizes com essa reunião, que foi extremamente positiva”, avalia Marcelo Ártico que, além membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã, é diretor de Relações com as Associações Promocionais da ABCZ.
Durante o encontro, o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, apresentou detalhes do regulamento, incluindo critérios para a divisão dos animais em categorias e escolha dos jurados. Já a gerente do PMGZ Leite, Mariana Alencar, divulgou novidades previstas para o Concurso Leiteiro. “Foi uma oportunidade de detalharmos pontos como premiação, uso de ocitocina e acompanhamento veterinário dessas matrizes”, revela ela.
O presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABCZ, Marcelo Toledo, também participou da reunião, e destaca a importância do encontro. “Essa é a primeira vez que o Conselho Deliberativo Técnico participa dessa reunião, atendendo, inclusive, uma nova determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que impõe que qualquer mudança no regulamento da ExpoZebu seja referendada pelo conselho, o que também contribuiu com esse perfil democrático da diretoria da ABCZ”, destaca.
Vale ressaltar que a ExpoZebu 2019 será realizada de 27 de abril a 7 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O regulamento completo será disponibilizado na edição 104 da Revista ABCZ, com lançamento previsto para a primeira quinzena de dezembro de 2018.
Para conferir mais detalhes da reunião, clique aqui.
Facebook 2z2j68
Twitter
Google+
YouTube