Nossa Pele é forte o bastante para hiper-reagir ou inflamar-se e mesmo assim manter-se íntegra .
Desde que comecei a lidar com a estética e pele, imaginava, como pode a pele ser sensível ou delicada se no mundo da beleza a massagem manual pesada é tão utilizada e a pele consegue ar? Como pode uma gestante ter o abdômen estirado portanto tempo e a pele não romper-se? Entendemos assim que nossa pele é um órgão extremamente robusto e resistente.
Nunca foi e nunca será um órgão delicado e sensível. Precisamos parar de abordar a pele baseada nesta convenção da cultura da estética que dita normas sem o critério da fisiologia.
Nossa pele possui uma quantidade de funções extremamente grande e irável, tem sua espessura estreita e apertada, por isto muitas vezes é chamada erroneamente de “delicada”, entretanto nada tem deste perfil, além de ser um órgão extenso possui uma estrutura tão forte que mesmo quando levamos uma queda com grande impacto a pele não se rompe, pode aparecer uma grande equimose, mas ás vezes não sofremos nenhum arranhão, tamanha a sua resistência!!
Precisamos tratar da pele como ela deve ser tratada, á partir da sua fisiologia e da sua funcionalidade, mas não porque ouvimos culturalmente os mesmos jargões de sempre !!
Todos nós profissionais da saúde aprendemos que vermelhidão significa uma inflamação, então vamos parar de tratar a pele vermelha ou até mesmo a rosácea como uma “pele sensível ou delicada”, vamos usar olhos avaliadores e detectar que ali existe uma inflamação e como tal devemos tratar aquela disfunção. Só assim teremos êxito definitivo. .
Isto parece estranho para o nosso dia a dia de atendimento, mas a tradução de pele sensível e delicada para pele inflamada e hiper-reativa permite o entendimento diferenciado para trata-la com maior especificidade, seja com ativos de uso tópico adequados ou mesmo para prevenir problemas causados por recursos terapêuticos inflamatórios. Jamais usei em minha carreira um produto para pele sensível, e com certeza não teremos em nossa linha de cosméticos este perfil. Desinflamar a pele seria prevenir e protege-la da necessidade de corrigir os danos futuros.
Facebook 2z2j68
Twitter
Google+
YouTube