IRPF 2025 – SOLIDÁRIO
Governo de Minas Gerais busca promover os artesãos de todo estado
Cultura

Governo de Minas Gerais busca promover os artesãos de todo estado 66222n

Governo de Minas Gerais busca promover os artesãos de todo estado

III Semana do Artesão Mineiro terá exposição e entrega de carteiras

Atualmente, mais de 7 mil artesãos mineiros são cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. Somente neste ano, a secretaria já realizou mais de 100 cadastramentos de artesãos dos municípios de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Igarapé e Sabará.

De acordo com o superintendente de Artesanato da Sedectes, Thiago Tomaz, o Governo de Minas Gerais não mediu esforços para realizar a III Semana do Artesão Mineiro. “Nosso objetivo é valorizar os trabalhos de todo o estado, e não restritamente aos de Belo Horizonte. Fechamos parcerias com as prefeituras de Belo Horizonte, Andradas e Esmeraldas, o Centro de Artesanato Mineiro (Ceart-MG), a Federação de Artesanato de Minas Gerais (FAM) e Raízes Desenvolvimento Sustentável, que foram fundamentais para a realização deste evento”, pontua.

Dia do Artesão

Em homenagem aos artesãos dos municípios de Turmalina, Caraí, Ponto dos Volantes e Minas Novas, no dia 19/3, começa a exposição comemorativa do Dia do Artesão, “Cerâmica do Jequitinhonha”. Instalada no Espaço do Artista Popular de Minas Gerais, no Centro de Artesanato Mineiro, a exposição contempla peças de cerâmica, que poderão ser comercializadas na durante o período da mostra, até o dia 21/4.

Carteira Nacional do Artesão

No dia 20/4, acontecerá a entrega da Carteira Nacional do Artesão para 80 artesãos cadastrados na cidade de Andradas. No dia 21/4, os artesãos de Araguari, Araxá, Conceição das Alagoas, Conquista, Fronteira, Frutal, Sacramento, Tupaciguara e Uberaba terão a oportunidade de participar de uma Roda de Conversa sobre a Base Conceitual do Artesanato e de um mutirão de cadastramento do artesão, no II Fórum Regional do Artesanato Mineiro, em Uberaba.

O evento, realizado pela Federação de Artesanato de Minas Gerais (FAM), no Memorial Chico Xavier, conta com uma extensa programação, abrangendo palestras e intervenções culturais.

Cadastramento

No dia 22/4, haverá um mutirão de cadastramento exclusivo para as artesãs dos distritos de Senhora do Carmo e Ipoema. As artesãs, integrantes da Associação Flores do Carmo Tecelagem Artesanal e do Coletivo Bordadeiras de Ipoema, fazem parte de um projeto de impacto social executado por “Raízes Desenvolvimento Sustentável” que, além da técnica de bordados e da tecelagem artesanal mineira, trabalham o design de produto, inovação, design social, associativismo, o ao mercado, comercialização e a estruturação da própria tecelagem.

No sábado (23/3), haverá entrega da Carteira Nacional do Artesão a 40 artesãos da Feira Livre de Esmeraldas, tradicional no município desde 1993, em parceria com a prefeitura.

Cerâmica do Jequitinhonha

A exposição “Cerâmica do Jequitinhonha” celebra o Dia do Artesão em Minas Gerais e também encerra uma série de mostras apresentadas pelo Centro de Artesanato Mineiro, tendo a cerâmica como tema.

A produção da cerâmica do Jequitinhonha, uma das mais importantes técnicas de artesanato de tradição do país, teve seu destaque nacional e internacional com as bonecas de Dona Isabel, de Santana do Araçuaí, localização rica em barro de qualidade e de colorações variadas, modeladas a partir de técnicas tradicionais.

Atualmente, as ceramistas do Vale do Jequitinhonha continuam produzindo belíssimas bonecas, mas também uma grande diversidade de objetos utilitários e decorativos como galinhas, flores, jarros, as, moringas, vasos, saladeiras e potes.

Além desta produção em cerâmica figurativa com grafismos abstratos, com cores retiradas dos diversos tipos de argila encontrados na região, nas tonalidades ocres, rosados e brancos, ainda existem outros temas de produção da cerâmica como o cotidiano e o fabuloso, com suas formas ora mais realistas, ora mais expressivas.

A exposição “Cerâmica do Jequitinhonha” homenageia as associações dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre, dos artesãos de Coqueiro Campo, de Santo Antônio do Caraí, de Santana do Araçuaí, e de Cachoeira do Fanado, por meio da parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene).

 

CRESOL
Cultura

Mais notícias da Categoria Cultura 3j3f65

Uberaba recebe a montagem “Urgente”, um dos trabalhos  de sucesso da Cia. Luna Lunera, nos dias 15 e 16 de março,   no Centro Cultural Sesiminas

Uberaba recebe a montagem “Urgente”, um dos trabalhos de sucesso da Cia. Luna Lunera, nos dias 15 e 16 de março,  no Centro Cultural Sesiminas i6a3z

Portal Uberaba 10/03/2025
Jads & Jadson e João Carreiro trazem modernização da viola caipira para o palco do Baile do Cowboy

Portal Uberaba 29/05/2023
Feijoada do Jockey confirma Zeca Pagodinho

Feijoada do Jockey confirma Zeca Pagodinho 3f96p

Portal Uberaba 26/05/2023
Almir Sater é atração confirmada no Baile do Cowboy

Almir Sater é atração confirmada no Baile do Cowboy 476u4i

Portal Uberaba 26/05/2023
Shopping Uberaba recebe TorresmoFest

Shopping Uberaba recebe TorresmoFest f5a49

Portal Uberaba 17/05/2023
Almir Sater, Jads & Jadson e João Carreiro se apresentam no Baile do Cowboy

Portal Uberaba 10/05/2023